sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010)

Frases de José Saramago

"Se eu pudesse repetir a minha infância, a repetiria exatamente como foi, com a pobreza, com o frio, pouca comida, com as moscas e os porcos, tudo aquilo."

"As pessoas transformaram-se em máquinas de ganhar dinheiro. Ou de tentar ganhar dinheiro."

"Não consigo temer a morte."

Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo."

"Sim, tenho o Prêmio Nobel. E quê? Não que eu achava pouco ter o Prêmio Nobel, não, não. É que no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante."

"Há quem me nega o direito de falar de Deus, porque não creio. Eu digo que tenho todo o direito do mundo. Quero falar de Deus porque é um problema que afeta toda a humanidade."

Fragmentos de obras

"O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo..."
O Evangelho Segundo Jesus Cristo

"Fernando Pessoa abriu a porta do quarto, saiu para o corredor. Dois minutos depois, tempo de descer as altas escadas, a porta de baixo bateu, o besouro zumbira rapidamente. ricardo Reis foi à janela. Pela Rua do alecrim Afastava-se Fernando Pessoa. Os carris luziam, ainda paralelos."
O Ano da Morte de Ricardo Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário